Confira nossas publicações
Mapeamento do Ecossistema de Inovação Social em Longevidade
O mapeamento identificou mais de 400 iniciativas e 30 frentes de ação que visam repensar a longevidade no Brasil. Esse panorama abrangente é indicativo de relevância do envelhecimento como uma questão crítica e urgente que demanda soluções inovadoras de todos os setores da sociedade. Faça o download da pesquisa e confira todos os insights na íntegra.
DownloadEnvelhecimento e cuidado LGBT+
Esta publicação apresenta resultados de um estudo exploratório sobre Envelhecimento e Cuidado na comunidade LGBT+. Dando continuidade aos esforços de investigar o tema do envelhecimento através do recorte da pluralidade e da diversidade, essa nova parceria entre Cebrap e Itaú Viver Mais se propõe a avançar na compreensão do envelhecimento das pessoas LGBT+, considerando as dificuldades particulares enfrentadas por essa parcela da população na busca por uma velhice saudável e digna. Por outro lado, busca investigar também as alternativas e soluções construídas (ou vislumbradas) para enfrentar ou minimizar tais dificuldades.
DownloadEnvelhecimento, cuidado e raça
Esta publicação apresenta resultados de um estudo exploratório sobre Envelhecimento, Cuidado e Raça. A pesquisa se baseia em revisão bibliográfica, observações e entrevistas em profundidade com pessoas negras que exercem cuidado de familiares idosos no âmbito doméstico nas cidades de São Paulo e Salvador.
DownloadEnvelhecer com Futuro (Vol 2)
Nesta 2ª edição encontre relatos de pesquisa sobre: Diversidade. Transmasculinidades. Intergeracionalidade. Velhices LGBTQIAPN+. Políticas Públicas. Direitos Humanos. Velhices Negras. Organizações. Violência Financeira. Crédito Consignado. Problemas Ambientais Urbanos. Velhice Feliz.
DownloadCatálogo de Pesquisas - I CIEF
Tendo como panorama o processo de envelhecimento humano e a possibilidade concreta da longevidade avançada, o I CONGRESSO INTERNACIONAL ENVELHECER COM FUTURO visa dialogar com especialistas, poder público, mercado e sociedade para a construção de uma rede de solidariedade, além de pensar sobre a concepção da velhice contemporânea, em sua complexidade e múltiplas dimensões. Conheça aqui o catálogo de pesquisas apresentadas no evento.
DownloadGuia para Inclusão da Pessoa Idosa nas Organizações
Este guia tem por objetivo apresentar ferramentas para organizações que estejam em busca de criar mecanismos para uma melhor acolhida da população 60+, com a implementação de ações voltadas para o tema da inclusão da pessoa idosa e da intergeracionalidade em seu ambiente laboral. Este trabalho é resultado de projeto apoiado pelo Edital Acadêmico de Pesquisa: Envelhecer com Futuro, promovido pelo Itaú Viver Mais e pelo Portal do Envelhecimento.
DownloadEnvelhecer com Futuro (Vol 1)
O EDITAL ACADÊMICO DE PESQUISA - ENVELHECER COM FUTURO concretiza uma nova modalidade de investimento social voltado à pesquisa acadêmica, ampliando nosso compromisso em colaborar para a construção de conhecimento, fator chave para a longevidade e a participação plena na sociedade. Acreditamos que a produção de conhecimento tem o potencial de indicar caminhos baseados na proteção dos direitos humanos e na política do envelhecimento ativo. Neste primeiro volume você encontrará relatos de pesquisa sobre: Superendividamento, violência financeira, mobilidade urbana, fluência digital, informações na internet, pensamento computacional, apropriação e inclusão digital.
DownloadEnvelhecimento e Cuidado: estudo sobre cuidadoras familiares de pessoas idosas
A publicação apresenta resultados de estudo qualitativo com mulheres cuidadoras familiares de idosos. Buscou-se identificar os impactos dessa responsabilidade na vida profissional, social e emocional dessas mulheres. Com isso espera-se poder sinalizar as lacunas e as oportunidades para intervenções do poder público, do setor privado e da sociedade civil.
DownloadCartilha: O QUE É - conceitos básicos para entender o envelhecimento
Como o envelhecimento é um processo natural que faz parte de nossa vida, é preciso saber os termos básicos, inclusive algumas siglas, para que possamos falar a respeito sem ofender, excluir e/ou marginalizar as pessoas que já passaram dos 60 anos. Muito da linguagem é nova até para quem está envelhecendo. Mas procurar saber, compreender e se atualizar é fundamental. Por isso, o Itaú Viver Mais elaborou esta cartilha com alguns dos termos mais essenciais sobre esse processo!
DownloadEnvelhecimento e desigualdades raciais
Com o objetivo de identificar as desigualdades que incidem no processo de envelhecimento da população, o relatório Envelhecimento e Desigualdades Raciais apresenta e discute dados coletados por pesquisa realizada pelo Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) em parceria com o Itaú Viver Mais.
DownloadEmpreendedorismo LGBTI+ 50+ Gerações
O diagnóstico busca compreender de forma inédita as características do empreendedorismo LGBTI+ 50+ no Brasil em comparação às diferentes gerações considerando outros marcadores sociais como raça, orientação sexual e identidade de gênero. Dentre as categorias mobilizadas, a variável que atravessa as análises é a faixa etária, com especial atenção às pessoas LGBTI+ empreendedoras com idade igual ou superior a 50 anos.
DownloadImpactos Sociais do Envelhecimento Ativo - Salvador
Estudo sobre condicionantes da qualidade de vida da população de 50 anos ou mais de Salvador. Ano: 2022
DownloadImpactos Sociais do Envelhecimento Ativo - Porto Alegre
Estudo sobre condicionantes da qualidade de vida da população de 50 anos ou mais de Porto Alegre. Ano: 2022
DownloadImpactos Sociais do Envelhecimento Ativo - São Paulo
Estudo sobre condicionantes da qualidade de vida da população de 50 anos ou mais de São Paulo. Ano: 2022
DownloadPublicações recomendadas
Direitos Humanos: atos internacionais e normas correlatas
A deferência aos Direitos Humanos faz parte da estrutura de um Estado Democrático de Direito. Nesse viés, a Organização das Nações Unidas (ONU), a Organização dos Estados Americanos (OEA), a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) e outros organismos internacionais, em conjunto com os Estados-membros, têm somado esforços para, no plano universal e regional, fazer valer tanto as leis de cada um de seus Estados-membros, quanto os demais instrumentos de proteção dos direitos fundamentais. Nisso se firma a relevância desta obra, que não tem a pretensão de abarcar todos os textos de acordos internacionais e normas federais pertinentes, mas o propósito de preencher a lacuna de dispositivos normativos essenciais a fim de auxiliar o leitor no estudo dos Direitos Humanos.
DownloadConvenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos dos Idosos
O objetivo da Convenção é promover, proteger e assegurar o reconhecimento e o pleno gozo e exercício, em condições de igualdade, de todos os direitos humanos e liberdades funda- mentais do idoso, a fim de contribuir para sua plena inclusão, integração e participação na sociedade.
DownloadEstatuto da Pessoa Idosa
O envelhecimento faz parte da vida e sua proteção é um direito social. Estas palavras estão na Lei nº 10.741/2003, também conhecida como Estatuto da Pessoa Idosa. Em julho de 2022, inclusive, o marco legal recebeu oportuna alteração em seu nome por intermédio da sanção do Projeto de Lei no 3.646, de 2019, que altera a Lei no 10.741, de 1o de outubro de 2003, substituir, em toda o aparato legal, as expressões “idoso” e “idosos” pelas expressões “pessoa idosa” e “pessoas idosas”, respectivamente. Tal modificação promove a inclusão dessa parcela da população e o combate ao preconceito.
Download